Nível de atividade física de estudantes de educação física no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Vitor Tavares da Silva Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5241-6660
  • Lorena Rodrigues Silva Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Vinicius Guadalupe Barcelos Oliveira Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Bianca Pagel Ramson Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8712-9816
  • Eduardo Lucia Caputo Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3515-9308
  • Marcelo Cozzensa da Silva Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-2336-7131

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0197

Palavras-chave:

Educação física, Ensino superior, Alunos, Atividade física

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de atividade física de estudantes do curso de Educação Física no Brasil. Metodologicamente tratou-se de uma revisão sistemática da literatura, a qual foi estruturada a partir das recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). As buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, PubMed, SciELO e SPORTDiscus. Os artigos originais incluídos foram apenas aqueles que apresentavam resultados quanto ao nível de atividade física de estudantes do curso de graduação em Educação Física, no Brasil, bem como utilizaram instrumentos validados. A partir dos critérios de inclusão, 15 estudos passaram pelas etapas de análise. A maioria das investigações ocorreram na região Sul do Brasil, utilizou o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) para aferir a atividade física e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) na avaliação do nível de prática. Todos os estudos apresentaram uma alta prevalência de estudantes fisicamente ativos, variando entre 71,5% e 100%. Pode-se concluir que os estudantes do curso de Educação Física têm se mostrado enquanto uma população predominantemente ativa no Brasil.

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Publicado

2021-05-24

Como Citar

1.
Silva VT da, Silva LR, Oliveira VGB, Ramson BP, Caputo EL, Silva MC da. Nível de atividade física de estudantes de educação física no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 24º de maio de 2021 [citado 29º de março de 2024];26:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14412

Edição

Seção

Artigos de Revisão