Projeto RESPIRE: protocolo de avaliação do impacto da pandemia na saúde da comunidade do IFSul

Autores

  • César Augusto Häfele Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6974-7071
  • Marina Marques Kremer Instituto Federal Sul-rio-grandense, Departamento de Educação Física, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3407-940X
  • Gabriel Barros da Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense, Departamento de Educação Física, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6074-9150
  • Gicele de Oliveira karini da Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense, Departamento de Educação Física, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0493-0195
  • Ítalo Fontoura Guimarães Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0215-0454
  • Fabricio Mota Foster Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5185-5349
  • Giancarlo Bacchieri Instituto Federal Sul-rio-grandense, Departamento de Educação Física, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil.
  • Felipe Fossati Reichert Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Thiago Terra Borges Instituto Federal Sul-rio-grandense, Departamento de Educação Física, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. Instituto Federal de Sul-rio-grandense, Especialização em Esporte Escolar, Câmpus Pelotas, Pelotas, Rio Grande Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-4587-468X

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0244

Palavras-chave:

Saúde do estudante, Saúde do trabalhador, Escola, Protocolo

Resumo

A pandemia do coronavírus (COVID-19) configura-se como uma das maiores crises sanitárias já enfrentadas pela humanidade. Este protocolo detalha o estudo sobre o impacto do distanciamento social na saúde de escolares e servidores dos 14 Câmpus e Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). O estudo observacional longitudinal envolve duas coletas de dados: Coleta 1 - realizada entre os meses de maio e agosto de 2021 com informações referentes ao período pré e durante o distanciamento social; Coleta 2 - será realizada no retorno das aulas presenciais no período pós distanciamento social (previsto para abril de 2022). Participantes responderam um questionário auto aplicado através da plataforma QuestionPro, onde foram coletadas variáveis sociodemográficas, comportamentais (atividades físicas, sedentárias, sono, alimentação, tabagismo e consumo de álcool), saúde mental, autopercepção de saúde e relacionadas a instituição de ensino. Estratégias de alcance da população alvo envolveram a utilização da página do Câmpus, aplicação do questionário em aula para alunos, encaminhamento via e-mail aos servidores e divulgação nas mídias sociais. Entender como o distanciamento social afetou a saúde de estudantes e servidores e realizar um acompanhamento no retorno das aulas é importante para os gestores terem um diagnóstico de saúde dos diferentes momentos, criarem políticas para facilitar o retorno as aulas, bem como, auxiliar no enfrentamento dos problemas identificados com a pesquisa durante o retorno as aulas presenciais.

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Biografia do Autor

César Augusto Häfele, Universidade Federal de Pelotas, Departamento de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutorado

Referências

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Publicado

2022-02-18

Como Citar

1.
Häfele CA, Kremer MM, Cunha GB da, Cunha G de O karini da, Guimarães Ítalo F, Foster FM, et al. Projeto RESPIRE: protocolo de avaliação do impacto da pandemia na saúde da comunidade do IFSul. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 18º de fevereiro de 2022 [citado 16º de maio de 2024];27:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14681

Edição

Seção

Protocolos de estudos em atividade física e saúde