A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Alan Goularte Knuth Universidade Federal de Pelotas
  • Mario Renato Azevedo
  • Luiz Carlos Rigo

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.12n3p73-78

Palavras-chave:

Saúde, Escola, Educação Física

Resumo

Resumo: Apesar de o termo saúde normalmente estar presente nas aulas de Educação Física, existem controvérsiassobre como a saúde pode e vem sendo tratada pela Educação Física na esfera escolar. Tais questões estãoassociadas, de alguma forma, a pelo menos três quesitos: a forma teórica como os conteúdos são abordados, asuperficialidade com que é tratado o conceito de saúde e a existência, no âmbito da Educação Física brasileira,de uma epistemologia de segregação, que remete a uma dualidade entre Ciências Biológicas e Ciências Humanas.Neste ensaio, o objetivo é propor uma reflexão a partir de uma experiência docente que visou problematizarquestões de saúde em aulas de Educação Física. As intervenções ocorreram durante o estágio supervisionado deconclusão de curso da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, durante o ano de2006, junto a uma turma feminina do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública da cidade de Pelotas,RS. Essa experiência discente/docente ajudou a colocar o tema saúde no ambiente escolar em uma posição deimportância.

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Publicado

2012-09-11

Como Citar

1.
Knuth AG, Azevedo MR, Rigo LC. A INSERÇÃO DE TEMAS TRANSVERSAIS EM SAÚDE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 11º de setembro de 2012 [citado 19º de abril de 2024];12(3):73-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/824

Edição

Seção

Artigos Originais